quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Latas

Esses dias eu “lembrei” que tenho uma coleção de latas. Lembrei por causa da decoração da casa nova, quando tava vendo uns quadros pra comprar e um de latas de cerveja do mundo inteiro me chamou a atenção. Não tanto pelo quadro em si, mas pra ver quais eu já tinha na coleção. Reparei, com um certo orgulho, que tenho muitas latinhas bacanas, algumas raras, a maioria dessas que se acha nas lojas mesmo.

A coleção começou quando tinha uns 13 anos, incentivada por um amigo da época que tava se desfazendo da coleção dele e me doou uma boa parte. A partir daí, toda vez que vou em qualquer lugar, seja em empórios ou em bares de esquina, fico reparando nas latinhas expostas. Na maioria das vezes que viajava pelo Brasil, trazia pelo menos uma. E sempre que sabia que algum amigo ia viajar pro exterior, pedia pra me trazer qualquer uma, mesmo amassada (porque latas não agüentam viagem). Quase nunca deu certo, mas consegui umas muito bacanas dos Estados Unidos e outra do Quênia.

Dentre as brasileiras, fiquei feliz de conseguir uma lata de guaraná genuíno da Amazônia (pelo menos era assim que era anunciada, em Belém), uma do guaraná Jesus – o refrigerante cor de rosa, lá do Maranhão -, cortesia de um amigo do meu pai, e um guaraná que só tem em Uberlândia.

Na coleção tem de tudo, tanto guaranás genéricos quanto cervejas importadas. Me importa mais a diversidade do que a qualidade da bebida. De fato, 80% do que tenho são de gosto sofrível, mas cada uma com uma história muito boa como pano de fundo. Acho que ainda consigo me lembrar da maioria dos fatos que me levaram a pegar cada lata. E claro que a coleção começou a engrenar mais quando aprendi a tomar cerveja, e depois quando comecei a ganhar um pouco mais de grana na vida.

Como curiosidade, até março desse ano eu tinha cerca de 1350 latas. Coleção extremamente modesta perto de muitos colecionadores. Mas que me enche de alegria. O único problema é o que fazer com elas, já que ainda estão na casa dos meus pais e não faço idéia se ficaria bacana no meu apartamento. E nem faço idéia de como transportá-las pra casa.

Lata de Coca-Cola azul, produzida especialmente para a festa dos bois Caprichoso e Garantido, em Parintins. Aceito doação!

2 comentários:

Unknown disse...

Leila:
Também sou colecionador de latas. Li seu blog e gostaria de saber que latas são a do guaraná genuíno da Amazônia e a do guaraná que só tem em Uberlândia?
A lata azul da Coca cola você tem ela mesmo? Veio com o líquido dentro?
Um abraço.
Gerson Bridi

leila disse...

Oi Gerson!
Vou tirar fotos da lata e te mando, pode ser por e-mail? Eu não vou lembrar dos nomes de cabeça agora...Da lata azul da Coca, infelizmente não tenho nenhuma...mas amigos meus do Norte garantem que existe!
Abraços!