quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Como sair de Embu num temporal

Não é novidade que eu trabalho em Embu. E não é novidade que eu moro no centro de São Paulo. 40km de distância, que geralmente percorro em uma hora e vinte minutos, na volta. Sem trânsito e sem congestionamento, dá quarenta minutos. Coisa tranquila de se conviver.

Hoje, toda a água do mundo resolveu desabar em São Paulo e redondezas (Embu incluso). O ônibus que eu pego passa pelo largo do Taboão que, apesar do mega piscinão [obra tosquíssima] à ceu aberto, não é capaz de amenizar em dias de chuvas tranquilas. Imagine em chuva forte, como foi hoje. Resultado: nenhum ônibus que passa por lá estava chegando em Embu. O Clínicas, que passa a cada 20 minutos, passou uma vez em uma hora. O São Marcos, que passa seis por hora, hoje passou só uns dois.

Lógico que o Anhangabaú não ia passar na hora, mas resolvi esperar uma hora. Às 19h, ligo pra minha mãe pra ter notícias, e ela me diz pra evitar de qualquer forma a Rebouças. Minha segunda opção ia pro espaço. Não me sobrou outra alternativa senão pegar o Campo Limpo, que estava no horário, vazio e sem trânsito.

[Pra quem não conhece São Paulo e arredores, sugiro seguir o mapa abaixo]

Mapa da rede ferroviária de São Paulo

Meu objetivo era chegar no metrô, de preferência da linha vermelha. E aí começou a maior volta que já dei por São Paulo. Às 19:15, segui de Embu a Campo Limpo, e, de fato, foi tranquilo. Em 40 minutos, lá estava eu perto de onde morava. De Campo Limpo, segui pra Santo Amaro, de metrô. 5 minutos (ou menos). O inferno começou em Santo Amaro, onde tive de esperar 40 minutos pra pegar o trem até Presidente Altino (Osasco). Quando pego, o trem resolve ficar extremamente cheio a cada parada. E com intervalos gigantes entre uma estação e outra. A sorte é que o povo tava bem humorado e não houve nada de discussões, empurra-empurra e tudo mais. Era possível até ler livro em pé, ou conversar de boa. Enfim, a viagem durou uma hora. 21:40, lá estava eu em Osasco, esperando o trem pra Barra Funda. Uma pequena espera, 15 minutos de viagem. Da Barra Funda, tinha ainda a derradeira viagem, de metrô, de novo. Quatro estações, e finalmente chegava ao centro de São Paulo, às 22:10.

Se conseguiu acompanhar a viagem, percebeu que fui da zona oeste da região metropolitana pra zona sul, voltei à zona oeste (demorei 2 horas pra ir e voltar basicamente ao mesmo lugar) e só depois fui pro centro. No fim, era mais fácil ter ido pra Itapevi e pegar o trem de lá até Barra Funda....mas como fiquei por dentro do trajeto só agora, não adiantava muito. Fica como sugestão pra próxima enxurrada. Porque passar de novo por 4 cidades pra chegar em casa, só quando a grana realmente apertar (gastei só 3,55 pra dar toda essa volta).

Nenhum comentário: