sábado, 11 de julho de 2009

Watchmen

Watchmen é incrível. Mesmo o filme, que tinha tudo pra dar errado, foi muito bom. Considero como a maior obra-prima já feita nos quadrinhos, referência e porta de entrada para o melhor desse mundo. E não vale a pena contar a história aqui, porque além de ser muita coisa, perde-se muito quando não se lê a obra. Perde-se as inúmeras referências musicais e históricas, perde-se o jogo de enquadramento e a arte da sequência.....vale muito mais ler do que buscar reviews pela net. Vale até mais ver o filme do que ler reviews por aí.

Pesquisando alguns episódios de Snoopy na net (meu maior vício, atualmente), descobri muitas coisas de Watchmen. De primeira, um cara desenhou a turma do Snoopy fantasiados de personagens do Watchmen. Não deixa de ser curioso, embora um universo não tenha a ver com o outro.

O cara se chama Evan Shaner. Se quiser ver mais dele, clique aqui.

Daí pra frente, descobri um site que simula um jogo de fliperama do "Minutemen", o grupo de heróis que serviu de inspiração aos demais vigilantes que surgiriam depois. O jogo é "lançado" em 1977, quando os vigilantes foram proibidos de atuar. O site é esse aqui e dá até pra colocar as suas iniciais ao fim do jogo, no melhor estilo anos 80. As músicas, o estilo, o desenho....o suposto jogo foi feito pela Veidt Enterprise, cujo dono é Ozymandias, ex-vigilante e que tem papel fundamental na trama.


Achei também este site, do "The New Frontiersman", jornal de direita que aparece bastante nos quadrinhos, sendo na leitura diária do Rorschach, seja na luta dos editores para conseguirem uma matéria e colocar pra vender. Tem muito material bom, desde a entrevista sobre os 6 minutos para a meia-noite, anúncios de revista da Veidt Entreprise, a foto dos Minutemen, reposrtagens envolvendo Dr. Manhattan e Ozymandias.....se não soubesse que tudo era fictício, passava batido, de tão real que parece.

O clima nos Estados Unidos era esse, em 1985. Quantas referências você vê aí?

Enfim, se você gostar tanto de Watchmen como eu, dá pra se divertir bastante nesses links aí.

Watchmen Smiley

Nenhum comentário: