segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gibis

Depois de um longo tempo sem ler gibis, cá estou eu de volta nesse mundo.
E aqui vai uma pequena lista do que descobri e achei bacana:

- Paul Has a Summer Job (Michel Rabagliati): pelo nome parece uma história idiota. E até metade da história não parece mesmo grande coisa. Mas aos poucos dá pra sacar o caráter humanista. Resumidamente falando, conta a história de Paul, que "foge" da escola, não consegue ser feliz no trampo dele, até que recebe a oferta de participar como monitor de um camping para crianças que vivem na linha da miséria e que sofrem violência e abusos na própria casa.


- The New Adventures of Hitler (Grant Morrison): aventura surreal sobre a vida de Hitler ainda na Inglaterra, vivendo com sua cunhada. A grande empreitada de Hitler é a busca pelo Santo Graal, e nas discussões com sua "família" inglesa é que denota toda a autoridade no Hitler que conhecemos. Destaque para a aparição especial de Morrissey, logo no começo. Bom, só por ser do Morrison já sabe que vale a pena.


- Blankets (Craig Thompson): segue mais ou menos a linha do "Paul Has a Summer Job". Conta a história de vida do próprio Craig, da infância à fase adulta. Dos dramas de criança, do irmão mais novo, dos amores descobertos, da religião sempre presente. São tantos problemas e alegrias que o cara vai passando que é impossível vc não se identificar com alguns deles. Também daqueles quadrinhos que te faz pensar na vida.


- Snoopy: Ser Cachorro é um Trabalho de Tempo Integral (Charles M. Schultz): essa compilação de tiras do Snoopy é de fazer qualquer um se apaixonar por ele. Tem histórias do Woodstock, da família errante do Snoopy, do beisebal de cada dia....uma história melhor que a outra. E algumas com um fundo psicológico muito bom . Destaque para os pesadelos do Woodstock, pra sua mãe adotiva e para o Spike.


Tenho mais outros na lista de espera, mas não poderia deixar de escrever da minha decepção sobre "Maus". Falavam tão bem que achei que seria fantástico. No fim é mais do mesmo, nada de mais. A narrativa é boa, os desenhos são ótimos, mas a história é a mesma que sempre ouvimos por aí, sobre o Holocausto, o sofrimento dos judeus, da ajuda externa.....esperava mais (e fico muito feliz que não sou a única a pensar assim. Valeu Fernando!)

Nenhum comentário: