terça-feira, 12 de maio de 2009

Caos

Faz pouco mais de 2 meses que tô em São Paulo. Faz pouco mais de um mês que tô trabalhando na Vila Madalena. Então, faz pouco mais de um mês que tô sofrendo com o trânsito e o excesso de pessoas no ônibus que pego.


Tá, eu sei que moro longe pra caramba. E sei que o caminho pela marginal Pinheiros é um tanto carregado demais, mas fica mais perto. De manhã demoro cerca de uma hora e quinze minutos pra chegar. De tarde/noite, cerca de uma hora. Isso saindo depois das 19h. Quase 23 quilômetros de distância.

O que me impressiona é o tanto de gente que pode caber num ônibus. Quando faço a besteira de ir embora mais cedo, cabe quase 200 pessoas num ônibus bi-articulado. Que chega a ter mais de 200 depois que passa pela avenida Cidade Jardim.

Me impressiona também o comodismo da galera. Ninguém parece ligar pra ir em pé super apertado pra ir trabalhar. Há os que ficam horas, esperam 5 levas de ônibus pra poder ir tranquilo. E consequentemente chegar tarde no trabalho. Mas ninguém reclama, acham natural. Lembro que antes de ir pra Campinas, não era tão assim. Uma época, os ônibus eram vazios e iam bem rápido. Meu pai diz que o governo da direita que faz isso. Vendo o retrospecto, concordo.

Mas também não sei ver uma solução rápida e/ou viável. E fico pensando nisso todo dia, nas duas horas que perco nos ônibus. Um bom exercício de Urbanismo num ócio imposto.

Enfim, é o caos. Generalizado. Isso é São Paulo. E enquanto eu morar na periferia, vai ser isso todo dia. Ainda tô formulando um jeito de reclamar de modo coerente disso tudo pros órgãos competentes. Ou pra alguma rádio mesmo.

Ou faço como meu irmão e fujo prum lugar mais central, esquecendo tudo e vivendo minha vida confortável. Embora mais fácil, não é uma solução que vejo pra mim. Não me pergunte porquê.

2 comentários:

Anatalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anatalia disse...

Aqui é tipo isso!! A única diferença é que os onibus não cabem 200 pessoas, hauahuahu, e eles quebram as vezes!!