quarta-feira, 8 de abril de 2009

Shows brasileiros

Já que eu não comentei muito do show do Beto Guedes, tava vendo como postar aqui, e relembrando todos os brazucas que já vi em show. Ou a maioria, a memória não funciona tão bem assim.

Vamos lá:

- Chico Buarque: visto em 1999, na turnê "As cidades" e em 2006, na turnê "Carioca". Pra quem não conhece, o show é chato. Chico fica lá, sentado no banquinho cantando e tocando violão. Pra quem é fã, ir num show dele lava a alma. Músicas de décadas atrás misturada com músicas novas, músicos competentes, platéia apaixonada. De longe, um dos melhores shows que fui. E que iria de novo e de novo.


- Caetano Veloso: visto em....2004, na festa de 450 anos da cidade de São Paulo. O lugar foi muito mais legal que o show: esquina da Ipiranga com a São João. Até metade do show tava bom demais, muitos clássicos. Mas daí ele calhou de chamar o Rapin Hood e a coisa desandou. A única boa foi "Haiti", como não poderia deixar de ser.


- Rita Lee: também em 2004, no Avon Women in Concert - Parque do Ibirapuera. Acompanhada de orquestra sinfônica e tudo. Gosto muito da fase antiga da Rita Lee, e ela cantou várias da fase Mutantes. Algumas bem mais novas na época e algumas da fase Tutti Frutti também. Me lembro que gostei bastante do show, talvez por causa do público muito bom que estava lá, acompanhando e cantando junto.


- Doces Bárbaros (Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethania): isso foi em 2002, também no Parque Ibirapuera. Pra variar, e como não poderia deixar de ser, músicas da década de 70, quando eles se reuniram pela primeira vez sob a mesma alcunha. E, entremeada, músicas das carreiras solo de cada um. Por isso, o show durou absurdamente 3 horas, cujo final foi marcado por uma chuva torrencial repleta de raios. Mas foi bom demais!



- Lô Borges: o ano eu não vou lembrar, deve ter sido em 2003, no shopping Boa Vista, Santo Amaro. Nunca vi maiores repercussões desse show na net, nem mesmo agora. Mas era ele, com a rickenbacker e tudo, cantando quase tudo que pedíamos. Por não ser tão famoso e pelo lugar extremamente afastado, foi o show mais intimista que fui. Fãs dedicados que adoravam cantar junto. Foi meu primeiro contato espontâneo com o Clube da Esquina, show pra marcar na memória e no coração pra sempre.


- O Terço: Sergio Hinds, Flavio Venturini e Magrão nos shows com a formação mais conhecida e que gravou os maiores sucessos da banda. Todos em sintonia com a galera do que convencionou-se chamar de "rock rural", clássicos atrás de clássicos. Foi lindo vê-los cantando juntos de novo, e demonstrando o maior prazer do mundo em estar lá.


- Beto Guedes: agora, em abril de 2009, como comentado aí embaixo. Como não poderia deixar de ser, muitas histórias, músicos competentes, a voz que não muda e muitos clássicos, além de uma do Chico Buarque no meio. Apesar de ter sido num auditório de SESC, ele conseguiu criar um clima de proximidade muito bom, que fez a gente gostar muito mais.


E é isso. Deixei de fora os da Virada Cultural, que além de serem mais vários, já foram comentados no meu antigo blog (veja aqui, se quiser. Só vasculhar lá). E devo ter deixado mais algum que não tô me lembrando....mas os marcante foram esses.

3 comentários:

Plínio Dondon disse...

Belíssima "coleção" de shows, Leila!

O Chico é relamente "de lavar a alma", As Cidades foi o melhor show que já fui, de arrepiar!

Beijos!

carlinha_carlota disse...

Shows de fazer inveja a qualquer um... hehehe..

Bjuuuu

Carlinha

Anatalia disse...

Putz lembro do show do Chico que não fui, no mes do meu niver, mo bad!! E um mês antes teve Bethânia pra matar ainda mais, mas o que me conformou foi o fato de já ter ido num show dela xD.
Mas tive shows massas tb, 2006 show do Cordel do Fogo Encantado, show mais louco que fui, era no Porão do Rock, teve Skank, Ultraje e Titãs, mas o que me chamou a atenção mesmo foi o Lirinha, nó aquele bixo incorpora, ou chapa muito antes de um show!! Hheuheue
teve um show do Paralamas na Esplanada, no dia do meu níver, em 2006 também, rolou capital inicial (eca), Peble Rude, e Dado Vilalobos (definitivamente ele não é nada sem o Renato e a Legião). Teve o show do Los Hermanos em 2007 quase antes deles acabaram. Paulinho Moska que eu fui três vezes no mesmo ano, e falando nisso ele nunca mais voltou a Brasília. E esse ano teve o show do Teatro que também foi do caralho, pena que não foi o show completo. Agora que percebi a maioria dos meus shows eram festivais.