domingo, 25 de abril de 2010

Samba

Acho que muita gente já ouviu que São Paulo é o túmulo do samba. Frase esta cunhada por Vinícius de Morais e repetida na "Sampa", de Caetano Veloso.

Bom, não foi isso que vi nesse fim de semana aqui na capital. Apesar de gostar mais de rock do que de outras vertentes musicais, sempre abro espaço pra música de qualidade. E, por isso mesmo, fiquei um bom tempo no sábado na ladeira São Bento vendo o povo sambando ao som de um grupo musical.

Nesse domingo, repeteco de samba. Domingo no parque Ibirapuera, de manhãzinha, show em homenagem aos 100 anos de Adoniran Barbosa, que foi acompanhado por um bom tempo pelos Demônios da Garoa, que existe desde 1943, o mais antigo grupo vocal do mundo. E estavam lá tanto os Demônios quanto Roger (do Ultraje a Rigor), Vania Bastos, Língua de Trapo.

[update: foto tirada daqui]

E, pra surpresa geral, o "Arnesto" foi convidado e também apareceu! "Arnesto" (cujo nome verdadeiro é Ernesto, claro) é o cara imortalizado no "Samba do Arnesto", amigo de Adoniran desde os tempos que morava no Brás. Aos 95 anos, se mostrou muito lúcido, relembrou a passagem da vida que deu origem ao samba e chorou ao receber inúmeros aplausos. Confesso que, quando anunciaram o nome dele, escorreram algumas lágrimas do meu rosto...

Não sei qual a repercussão de Demônios da Garoa fora da capital, mas tô pra ver algo mais paulistano que eles. A prova de que, se São Paulo é o túmulo do samba, eles são os melhores coveiros que existem.

Enfim, show muito bom, muitas músicas boas, homenagem muito bem feita. Um domingo no parque muito agradável e de lavar a alma.

3 comentários:

Rubens Marcato disse...

Ótima frase

"A prova de que, se São Paulo é o túmulo do samba, eles são os melhores coveiros que existem."

E você sabe que eu adoro frases!

Lígia Souza Petrini disse...

Leila fiz uma programação pra mim da virada Cultural. Vamoae?
Beijo!

cafeiina disse...

"A prova de que, se São Paulo é o túmulo do samba, eles são os melhores coveiros que existem."
otima frase [2]