sábado, 7 de novembro de 2009

O bom e velho rock'n'roll

Esses dias, vasculhando a casa dos meus pais para levar mais tralhas pra minha casa, achei alguns artigos sobre música que há tempos deixei esquecido em algum canto. Como por exemplo os cartazes psicodélicos das bandas dos anos 60, que um amigo meu de Porto Alegre me mandou em 2004; o livro sobre Jefferson Airplane, escrito por Jeff Tamarkin - enviado diretamente dos EUA por um amigo virtual; o CD "The Notorious Byrd Brothers", dos Byrds, original e também importado dos EUA por um outro amigo virtual; um par de autógrafos do Jorma Kaukonen e do Jack Casady, que pedi a outro amigo me enviar da Califórnia pra cá; e os vários CDs de shows do Bob Dylan, cortesia de um amigo mineiro que agora tá lá na Europa, acompanhando o ídolo de perto. Tudo isso tá bem guardado lá em casa.

E lembrei do quanto eu ouvia e gostava de falar sobre música, sobre rock clássico, e do quanto ouvia bandas dessa época. Mas não bandas conhecidas. Passava longe de Led Zeppelin, Deep Purple e Rolling Stones [o que nunca significou que não gosto deles]. Preferia, e ainda prefiro, o rock dos anos 60, pendendo pro psicodélico e pro folk: Moby Grape, Grateful Dead, Jefferson Airplane [a melhor banda de rock, na minha modesta opinião], The Byrds [a segunda melhor - Beatles é "hours concours"], Buffalo Springfield, Hot Tuna etc etc. Dessas bandas conhecidas, preferia ouvir álbuns bem específicos, como o terceiro do Deep Purple (quando o vocalista era o Rod Evans), o "Their Satanic Majesties Request" dos Stones, "Revolver " e "Rubber Soul" dos meninos de Liverpool (que são, de longe, os meus preferidos deles).


Jefferson Airplane - Woodstock - 1969



The Byrds - em alguma emissora de TV - 1966


Hoje em dia tenho ouvido algumas coisas mais atuais - Arcade Fire, Kaiser Chiefs e Arctic Monkeys, pelo menos por enquanto. Meu ouvido ficou menos exigente e mais passível de mudanças, embora eu me emocione, mesmo, toda vez que ouço "I wasn't born to follow". O que não acontece com músicas atuais.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Mas não bandas conhecidas".
Moby Grape, Grateful Dead, Jefferson Airplane ...super conhecidas!

leila disse...

ahahahaha! conhecidas só pra vc, porque duvido que mais alguém conheça moby grape! dead e airplane até vai, mesmo....